Fique por dentro das notícias e novidades do mundo do Samba

Quarta-feira, 26 de Marco de 2025

Notícias Carnaval RJ

A Rainha Evelyn Bastos é a nova Presidente da Mangueira do Amanhã

Cria do morro da Mangueira, a rainha de bateria da Estação Primeira terá a responsabilidade de cuidar dos novos frutos da escola.

A Rainha Evelyn Bastos é a nova Presidente da Mangueira do Amanhã
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Cria do morro da Mangueira, a rainha de bateria da Estação Primeira terá a responsabilidade de cuidar dos novos frutos da escola. Convidada pela presidenta Guanayra Firmino, a rainha assume a agremiação mirim da verde e rosa ao lado do eterno mestre-sala Marquinhos que será seu vice.

"Faço questão de agradecer a Guanayra Firmino, minha presidenta, uma mulher preta nessa liderança que me deu esse presente de também ser uma liderança. Jornada dupla feminina na Mangueira e na Mangueira do Amanhã. Faremos um trabalho de legado!", afirma a rainha.

Evelyn Bastos foi musa do carnaval do Caldeirão do Huck em 2012; rainha do carnaval do Rio de Janeiro em 2013 e chegou ao posto de rainha da Estação Primeira em 2014. Trajetória de muita dedicação e amor ao samba. Filha de Valéria Bastos – rainha entre 1887 e 1989 –, iniciou seus passos também na Mangueira do Amanhã. Filha da escola mirim a nova presidenta promete dedicação e resgate das crianças do morro.

"Essa é a minha essência, a minha base. 'Vá o mais longe que puder, mas nunca se esqueça de onde veio' eu carrego essa frase comigo e todo caminho que venho trilhando, em todas as etapas eu nunca deixei de olhar para trás. Sempre tive muito carinho com as crianças e quis passar esse valor cultural que o samba pode agregar em nossas vidas, o quanto ele é transformador. Poder hoje carregar essa responsabilidade é um chamado e muito me honra. Será uma gestão feita com muito amor visando preparar o futuro da Mangueira para daqui a 20 anos a gente conseguir ver uma Mangueira como hoje," disse a presidenta.

O vice-presidente, Marquinhos, foi representante de ala, intérprete da escola mirim e primeiro mestre-sala da Mangueira por 17 anos. Passou por outras agremiações como Tijuca, Vila Isabel, Unidos do Viradouro e Paraíso do Tuiuti. Cria do morro, retorna para escola com a missão somar com a nova gestão para cuidar dos futuros talentos da Estação Primeira e resgatar a cultura do samba.

"Eu peguei a Evelyn no colo e vê-la como presidente da Mangueira do Amanhã é muito gratificante, a gente reafirma que sonhos são possíveis. Nossa agremiação é a universidade do samba e eu tenho doutorado. Fui prestar minha arte para outras coirmãs, mas retornar sendo vice dela [Evelyn] é uma honra. Nossa luta será para ver a garotada descendo o morro novamente, colocar essas crianças dentro do Palácio do Samba. Preparar essas crianças para uma nova era, para além do samba, estimular o estudo, fazer um resgate ancestral. Eu tenho certeza de que os mestres e a ancestralidade estão contentes", encerra Marquinhos.

FONTE/CRÉDITOS: Mangueira - Divulgação
Comentários:
Felipe Nóbrega

Publicado por:

Felipe Nóbrega

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, responderemos assim que possível ; )