Fique por dentro das notícias e novidades do mundo do Samba

Quarta-feira, 26 de Marco de 2025

Notícias Carnaval RJ

Imperatriz e Viradouro são destaques no 1º dia do Grupo Especial do carnaval do RJ em 2025.

Unidos de Padre Miguel e Estação Primeira de Mangueira também fizeram bons desfiles. Veja vídeos e como foram as apresentações, na 1ª vez com 4 escolas por noite.

Imperatriz e Viradouro são destaques no 1º dia do Grupo Especial do carnaval do RJ em 2025.
Imagens
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Imperatriz Leopoldinense e Unidos do Viradouro foram os destaques da primeira noite dos desfiles do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro neste domingo (2).

A escola comemorou seu retorno para o carnaval carioca após 52 anos com o enredo “Egbé Iyá Nassô”, uma homenagem à trajetória de Iyá Nassô, Francisca da Silva, figura fundamental na história do candomblé no Brasil.

O desfile destacou momentos importantes da vida e da luta de Iyá Nassô, enfatizando sua relevância na cultura afro-brasileira, protagonismo feminino negro e ressaltando a força das mulheres negras na construção da identidade nacional. A bateria também reforçou esse protagonismo feminino, com 40 mulheres ritmistas.

Imperatriz Leopoldinense 

A atual vice-campeã busca o 10º título em 2025 com o enredo “Ómi Tútú ao Olúfon – água fresca para o Senhor de Ifón”, que conta a visita de Oxalá ao reino de Oyo, governado por Xangô. Na jornada, após descumprir os conselhos de um babalaô para desistir da viagem e de fazer oferendas a Exu, Oxalá enfrenta uma série de obstáculos, que resultam na prisão do orixá.

A Imperatriz Leopoldinense levantou a arquibancada e fez o público cantar do começo ao fim. Da comissão de frente ao último carro, a agremiação contou a história de Oxalá até Xangô e os percalços enfrentados por Oxalá ao se recusar a fazer oferendas a Exu.

O abre-alas apresentou um tributo ao senhor de Ifón. No segundo carro, a espera de Exu pela oferta de Oxalá, que não veio. O último carro trouxe a purificação de Oxalá. Na bateria, os 250 ritmistas representaram Oxalá, com um fardo de sal nas costas, mais uma provocação de Exu.

Unidos do Viradouro

A atual campeã do carnaval carioca trouxe para a Sapucaí a história de Malunguinho, grande herói do século 19, líder do Quilombo do Catucá, no Norte de Pernambuco. O enredo "Malunguinho: o Mensageiro de Três Mundos" mergulha na luta por liberdade e resistência, trazendo um forte diálogo entre culturas afro e indígena.

A escola abusou de efeitos holográficos que representaram a chave do cativeiro do catimbó, enquanto a comissão de frente trouxe drones que lançaram chapéus ao ar em meio a labaredas reais e fogo cenográfico.

A bateria pesadíssima da Viradouro, com 282 ritmistas, fez um percurso vibrante e sua rainha Erika Januza brilhou com uma fantasia dourada exalando fumaça.

Estação Primeira de Mangueira

Última escola a entrar na Sapucaí, a Mangueira celebrou a contribuição dos povos bantos, de Angola, para a cultura, sociedade e religião do Rio de Janeiro, com o enredo “À Flor da Terra – No Rio da Negritude entre Dores e Paixões”.

A comissão de frente trouxe três momentos: a alegria da vida na África, o sofrimento da escravidão e o renascimento no Rio de Janeiro, com os "crias" dançando passinho e pipas em drones, símbolos das comunidades cariocas e parte da herança banto da cidade.

O público cantou o samba do início ao fim do desfile e acompanhou a bateria, que misturou ritmos, indo do funk para a macumba. A ala "Palavra Plantada" celebrou de forma majestosa a influência banta da língua portuguesa no Rio de Janeiro e o "pretuguês", trazendo espadas de Santa Bárbara e palavras como "bamba", "bunda", "pinga", "cuíca" e "xodó" nos figurinos.

 

Comentários:
Feras do Samba

Publicado por:

Feras do Samba

O maior portal de samba do Brasil.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, responderemos assim que possível ; )