Grande Rio e Mocidade brilharam e levantaram a Sapucaí em mais uma noite de ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí. Com enredos fortes, tendo como figurais centrais duas das principais entidades das religiões de matrizes africanas, Oxóssi e Exu, a noite de ensaios foi batizada de “LollaMacoomba”, em uma divertida menção ao festival de música Lollapalooza.
A Mocidade Independente de Padre Miguel abriu a noite com uma faixa e um recado: “A areretização está só começando”... E foi o que se viu na abertura de mais uma noite de ensaios técnicos na Sapucaí. Wander Pires abriu a passagem da escola e levantou o público relembrando sambas históricos. Em 2022, a verde e branca de Padre Miguel traz para Sapucaí o enredo “Batuque ao caçador”, tema que será desenvolvido pelo carnavalesco Fabio Ricardo e terá o orixá Oxóssi como figura central. Compositor estreante de samba-enredo, Carlinhos Brown veio tocando atabaque junto com a bateria #NãoExisteMaisQuente do mestre Dudu, que mostrou um excelente rendimento. A Mocidade será a terceira escola a desfilar no sábado, dia 23 de abril. Vale lembrar que esse é justamente o Dia de São Jorge, que na Bahia é relacionado a Oxóssi.
Abrindo seu ensaio cobrindo a passarela do samba com um enorme bandeirão, a Acadêmicos do Grande Rio foi a última a se apresentar na noite de ensaios técnicos na Sapucaí, mostrando a energia e força do orixá Exú. O público presente recebeu bandeirolas com o nome do orixá e cantou junto com a tricolor de Caxias.
No Carnaval de 2022, a escola quer abrir os caminhos para o título na Marquês de Sapucaí com a força e a complexidade do orixá Exu, trazendo o enredo: "Fala, Majeté! As sete chaves de Exu", conduzido brilhantemente na voz do intérprete Evandro Mallandro. Com enredo desenvolvido pelos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad , a Grande Rio vem desmistificar o orixá, comumente visto no mundo ocidental pelo lado ruim. Vai falar da energia dos Exus que vem da África, chega no Brasil e transforma-se em energias diversas, que estão na música, na arte e na vida cotidiana. A presença de celebridades movimentou o público presente, que sambou com a bateria invocada do mestre Fafá e com a madrinha da bateria, Paola Oliveira, que esbanjou brilho e simpatia ao lado do amado, Diogo Nogueira. A Grande Rio será a 5ª escola a desfilar, no segundo dia de desfiles do Grupo Especial, 23/04.
FONTE/CRÉDITOS: Feras do Samba
Comentários: