Fique por dentro das notícias e novidades do mundo do Samba

Quinta-feira, 24 de Abril de 2025

Notícias Carnaval RJ

Grande Rio e Mocidade brilharam e levantaram a Sapucaí

As escolas levarão para a Sapucaí enredos de religiões de matrizes africanas.

Grande Rio e Mocidade brilharam e levantaram a Sapucaí
Andreia Jourand - Feras do Samba
Imagens
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
Grande Rio e Mocidade brilharam e levantaram a Sapucaí em mais uma noite de ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí. Com enredos fortes, tendo como figurais centrais duas das principais entidades das religiões de matrizes africanas, Oxóssi e Exu, a noite de ensaios foi batizada de “LollaMacoomba”, em uma divertida menção ao festival de música Lollapalooza.

A Mocidade Independente de Padre Miguel abriu a noite com uma faixa e um recado: “A areretização está só começando”... E foi o que se viu na abertura de mais uma noite de ensaios técnicos na Sapucaí. Wander Pires abriu a passagem da escola e levantou o público relembrando sambas históricos. Em 2022, a verde e branca de Padre Miguel traz para Sapucaí o enredo “Batuque ao caçador”, tema que será desenvolvido pelo carnavalesco Fabio Ricardo e terá o orixá Oxóssi como figura central. Compositor estreante de samba-enredo, Carlinhos Brown veio tocando atabaque junto com a bateria #NãoExisteMaisQuente do mestre Dudu, que mostrou um excelente rendimento. A Mocidade será a terceira escola a desfilar no sábado, dia 23 de abril. Vale lembrar que esse é justamente o Dia de São Jorge, que na Bahia é relacionado a Oxóssi.

Abrindo seu ensaio cobrindo a passarela do samba com um enorme bandeirão, a Acadêmicos do Grande Rio foi a última a se apresentar na noite de ensaios técnicos na Sapucaí, mostrando a energia e força do orixá Exú. O público presente recebeu bandeirolas com o nome do orixá e cantou junto com a tricolor de Caxias.

Leia Também:

No Carnaval de 2022, a escola quer abrir os caminhos para o título na Marquês de Sapucaí com a força e a complexidade do orixá Exu, trazendo o enredo: "Fala, Majeté! As sete chaves de Exu", conduzido brilhantemente na voz do intérprete Evandro Mallandro. Com enredo desenvolvido pelos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad , a Grande Rio vem desmistificar o orixá, comumente visto no mundo ocidental pelo lado ruim. Vai falar da energia dos Exus que vem da África, chega no Brasil e transforma-se em energias diversas, que estão na música, na arte e na vida cotidiana. A presença de celebridades movimentou o público presente, que sambou com a bateria invocada do mestre Fafá e com a madrinha da bateria, Paola Oliveira, que esbanjou brilho e simpatia ao lado do amado, Diogo Nogueira. A Grande Rio será a 5ª escola a desfilar, no segundo dia de desfiles do Grupo Especial, 23/04.

FONTE/CRÉDITOS: Feras do Samba
Comentários:
Felipe Nóbrega

Publicado por:

Felipe Nóbrega

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, responderemos assim que possível ; )