Coube a Estação Primeira de Mangueira, a mais popular escola de samba do Carnaval carioca, encerrar a primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro 2023 na Marquês de Sapucaí.
Debaixo de uma linda manhã de Carnaval, que foi poupado da chuva prevista, mostrou sua força e autoridade no mais lindo sentido, ainda segurando grande parte do público nas arquibancadas da passarela do samba.
A Mangueira cantou a Bahia mais uma vez na Sapucaí e trouxe para o Carnaval de 2023 o enredo As Áfricas que a Bahia canta.
O comando artístico contou com uma dupla de carnavalescos, que assumiram pela primeira vez uma escola do Grupo Especial; Guilherme Estevão e Annik Salmon.
A Bahia e os elementos escolhidos foram transformados em fantasias e alegorias nos setores, trazendo a história da mistura e influência do continente africano na construção da face mais popular do povo baiano, com o objetivo de destacar o protagonismo feminino nesse processo de construção da identidade da festa popular no maior estado do Nordeste brasileiro.
Comentários: