Agora é para valer! Começaram os Ensaios Técnicos rumo ao Carnaval 2024.
E a Liga RJ começou seus ensaios na noite de sábado (6) com a apresentação das escolas: União do Parque do Acari, Arranco do Engenho de Dentro, Império da Tijuca e Estácio de Sá.
Vale ressaltar a pontualidade do início dos ensaios, o que demonstrou que a LigaRJ, presidida por Wallace Palhares, se preocupou com os horários para que não ocorresse atrasos e não prejudicasse o retorno dos sambista e público em geral que estavam na Sapucaí.
O Prefeito do Rio, Eduardo Paes, compareceu ao evento acompanhado de sua esposa.
A União do Parque do Acari foi quem abriu a noite. A escola presidida por Carlos Eduardo, vem com o enredo: Ilê-Ayê – 50 anos de luta e resistência, do carnavalesco André Tabuquine, O enredo celebra os 50 anos do bloco Ilê-Auê da Bahia, defendendo a luta contra o racismo.
A novata que nunca pisou na Marques de Sapucaí, mostrou no ensaio que a comunidade de Acarí quer fazer bonito quando abrir o carnaval em fevereiro de 2024, fazendo seu ensaio com muita empolgação e euforia por esta ali, vivendo essa emoção.
O samba enredo que é alegre e joga para cima, foi bem defendido pelos interpretes Leozinho Nunes e Tainara Martins.
Layne Ribeiro e Vinicius Jesus, tiveram total interação em seu bailar e na condução do pavilhão amarelo e rosa.
O único ponto a melhorar ainda é o canto da escola que não foi tão forte e uníssono em alguns trechos, mas nada que não possa ser acertado para o bom desempenho da escola no carnaval.
Arranco do Engenho de Dentro foi a segunda escola da noite a se apresentar. Sua presidente Tatiana Santos levará para avenida o enredo: Reimaginação da Loucura de Nise", do carnavalesco Nicola Gonçalves que irá apresentar a história da Doutora Nise da Silveira.
Com um dos sambas mais poéticos e melodiosos de seu grupo, a comunidade do Engenho de Dentro luta para que no carnaval de 2024 possa fazer um trabalho ainda melhor que o carnaval anterior.
Seus interpretes são Pamela Falcão e Thiago Acácio, que levaram o samba da escola bem entrosados, com muita alegria e entusiasmo, em perfeita comunhão com o enredo. Apoiados pela bateria do Mestre Gilmar que embalou a escola azul e branca e o publico com seu ritmo pesado, convidando todos para embarcar nessa loucura de amor.
O primeiro casal Gislaine e Yuri Souzah, já conhecido pelo seu bom trabalho, mostrou que a parceira entre eles esta cada vez melhor e apresentaram um lindo bailado com muita sincronia nos passos.
O canto da escola é que não foi o esperado, como tinha um samba bonito e de melodia de fácil condução, era previsto um canto mais forte, o que não ocorreu.
Mas sabemos que o Arranco do Engenho de Dentro saberá como acertar esse ponto para seu desfile.
A terceira escola a se apresentar foi a Império da Tijuca, do presidente António Teles, o "TÊ".
Com o enredo Lia de Itamaracá do Carnavalesco Júnior Pernambucano, que contará a história da Cirandeira Pernambucana e Doutora Honoris Causas em seu estado.
A comunidade verde e branca da Formiga chegou mostrando sua força para lutar por sua vaga no grupo especial.
Logo de início a escola emocionou com seu primeiro casal de mestre sala e porta bandeira: Renan Oliveira e Laís Lúcia, que fizeram uma belíssima apresentação. Com um conjunto de passos afros sincronizados e equilibrados. Foi a melhor apresentação da noite.
A bateria de Mestre Jordan impulsionou a escola com seu ritmo forte em total harmonia com o interprete Daniel Silva que mais uma vez encantou com sua voz.
Assim como as suas co-irmãs anteriores, a Império da Tijuca precisa melhorar o canto da escola que somente teve pontos altos nos refrões.
A Estácio de Sá presidida por Edson Marinho e Jorge Xavier fechou a noite dos ensaios e mostrou porque merece respeito como Berço do Samba.
Com o enredo: Chão de Devoção; Orgulho Ancestral que vai evidenciar a cultura do povo preto e destacar duas mulheres fortes: Cambinda e Maria Conga.
Com um dos melhores sambas da safra da Série Ouro, a comunidade Estaciana cantou forte e alto junto com os intérpretes Alessandro Tiganá e Charles Silva, que formam uma dupla de destaque em seu grupo. Com um trabalho bem desenvolvido.
A bateria de Mestre Chuvisco também teve participação importante nessa noite de ensaio, pois suas bossas empolgaram a escola e o público presente.
A Rainha Nathalia Hino, que deu a luz há dois meses de seu primeiro filho, compareceu vestida de Iansã.
O primeiro Casal FelicianoJr e Thaís Romi que estréia na Estácio, fizeram uma apresentação com um bom entrosamento com destaque para os passos em que dançam para preto velhos.
Comentários: